domingo, 11 de junho de 2017

Palavras ao vento

                               
   
Eu li, não sei aonde, que o capital manteve Temer no poder. Fiquei impressionada com a astúcia do camarada. Pois não vivemos em um sistema capitalista? Ou esse pessoal acha que somente o estado brasileiro é empregador ? Ou seriam meras palavras ao vento para impressionar a galera ignara ?

Quem gera empregos? Possivelmente não é nenhum intelectual preso às artimanhas das letras e idéias jogadas sem compromisso nem o transmitir raivas e preconceitos enquanto procura valer mais que aquele que corta e arremata.

O desemprego é resultado da queda da confiança nos rumos da política e na insegurança em gerar produtos que não serão consumidos. Isso é capital, gerando riqueza ou pobreza.
Um país que depende do capital estrangeiro para gerar riqueza enquanto os seus poderosos assaltam os impostos dos produtivos, mandado para os bancos da Suíça, fica difícil não pensar em capital. E, ainda tem gente que admira países que aceitam bancar sua estabilidade monetária, acoitando dinheiro roubado do mundo todo.
Se a Suiça abriu suas contas, herméticas até então, foi porque os EUA entraram na jogada com todo o seu poderio de maior nação do planeta, por seus corruptos e sonegadores escondendo seus dólares nas profundezas secretas. Senão, até hoje, aquele país inútil viveria na estabilidade de quem não produz nada, não participa de nada e vive as custas da bandalha e do inverno de suas montanhas.

O Brasil é capitalista e seus pobres, miseráveis tiveram a ilusão de enriquecer porque o governo petralha incentivou o empréstimo bancário, a compra a prazo, o empréstimo consignado. O endividamento do brasileiro chegou a sessenta por cento da população e isso é o caos. A indústria lucrava a longo prazo, com os bancos distribuindo dinheiro a juros altíssimos e o governo jactando-se de ter tirado multidão da miséria. Quando a máscara caiu, tudo veio abaixo. A Caixa Econômica Federal está leiloando centenas de imóveis porque seus compradores ficaram inadimplentes. Isso não é capital ? Os bilhões sacados dos cofres da nação e mandados para a Suiça não é capital? E o que foi resgatado dos ladrões presos por delação premiada não é capital?

Do comunismo e do socialismo devemos aproveitar as ideias que buscam o equilíbrio social, a divisão de renda, a valorização do trabalho produtivo mesmo que seja da cigarra enquanto trabalha a formiga e o nivelamento da produção de cada cidadão e pessoal. O congestionamento de elefantes em ataque pode ser esquecido porque destoe tudo, não deixa pedra sobre pedra.

Nenhum comentário: