quarta-feira, 7 de junho de 2017

Nem para tomar impulso

                     

Cada vez mais firma-se a minha convicção que o Brasil precisa vencer suas etapas de desenvolvimento político. Deixar de ser republiqueta, cunhada na ponta da bota de algum militar presunçoso que se dá de salvador da pátria.
Esse tipo de comportamento é baseado em atitudes de séculos passados e na forma político-européia de ser, mas já ultrapassadas até por eles mesmos.
Se as cidades das zoropa estão cheias de estátuas e arcos do triunfo de comandantes e guerreiros, hoje são os artistas, cientistas, e pensadores como prioridade. Haverá um dia em que será o cidadão comum, fazendo sua parte para aprimorar sua comunidade. É sintomático que no Brasil não existam estátuas de chefes militares. O povo banca pessoas de destaque e deixa os militares de fora.

O que deu errado no Brasil ? Deu errado a Proclamação da República com o grupo que defendia seus interesses escusos e que perduram até hoje. O esquecer que o Brasil não é somente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, de rebaba, Rio Grande do Sul. Que o Brasil deve e precisa ser governado para toda a nação e não apenas para encher a boca do paulista que se acha o dono do Brasil e afirma, com todas as letras, carregar o país nas costas. Ou o Rio de Janeiro no seu culto a malandragem e levar vantagem que o levou a bandidagem sem limites e a bancarrota como estado.

Ninguém é maluco para não reconhecer o papel dos paulistas na formação e desenvolvimento do Brasil. Se não fossem eles, com suas entradas e bandeiras, talvez o Brasil não tivesse o desenho geográfico que tem e os ingleses estariam fincados nesse lugar da América. 

O Rio de Janeiro é uma cidade fundada para dar equilíbrio à força colonial dos paulistas, luta do jesuíta  Manoel de Nóbrega, já antevendo o resultado da hegemonia. Deu certo até a construção de Brasília quando deu guarida aos espertinhos que ficaram no Rio e inventaram o tratamento diferenciado entre o cidadão comum e o funcionário público.

Comunismo no Brasil, como quiseram os encabeçados pelo Velhaco, é uma piada. Essa classe hegemônica comprou todos e os trouxe no cabresto da corrupção como fez desde a descobertas das minas de ouro em Minas Gerais. Revoluções, escaramuças que fogem desses interesses não são destaques na história do Brasil. Por isso, por morrer pela diferença, os paulistas escracham com Tiradentes e não acreditam que possa  ter existido algum brasileiro que morresse por um Brasil moderno e independente sem levar vantagem no bolso e na alma. Por isso expulsaram a família real com a roupa do corpo e prazo de vinte e quatro horas, saqueando todos os seus  bens.

Chegou o momento histórico do BASTA. Chegou a hora dessa gente recolher-se e deixar a história do Brasil ser escrita sem remendos, sem tampões e com todos os perigos de dar certo ou não. É o momento histórico do povo aprender como funcionam os meandros das instituições nacionais e fazer com que se apurem as arestas e criem consciências cívicas.

Que se cumpra a Constituição cidadã sem remendos, sem mudanças de última hora para atender essa gente ordinária.

Um salto e nunca passo atrás. Nem para tomar impulso !

Nenhum comentário: