quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Os vários brasis.

                      

Para quem é estrangeiro ou brasileiro saudoso mas com memória perdida do tamanho do Brasil. Para que tenha o pensamento e a inteligência voltada para a avaliação do tamanho do Brasil e não somente como se o país fosse só Rio de Janeiro e São Paulo.

Desde o descobrimento do Brasil o foco ficou no meio geográfico do mapa, concentrando as riquezas e o poder. O poder político predominou no Rio de Janeiro  por ter sido a capital do país por muitos séculos e São Paulo porque foi a primeira cidade fundada e onde concentrou-se o poder econômico.

Aqui está o mapa do Brasil dividido em estados da federação e o correspondente no tamanho de países mundo afora. Só para se ter noção do tamanho desse país. 
Mas o mais interessante é a surpresa que cidadãos, políticos e pessoas com formação em outras regiões, pregam nos originais dos dois estados hegemônicos. No dias históricos atuais, quem está dando as cartas são políticos de fora do eixo citado e os  que ali habitam não estão entendendo nada.

Por isso o Brasil é grande e indomável. Cada estado é um país mas quem dá prejuízo é, exatamente, quem pensa que é o mais importante.

Acima o mapa do Brasil e aqui embaixo a comparação com países pelo mundo para ter uma ideia melhor. Se quer ver maior, Klika na imagem.                                
  

Nenhum comentário: